Notícias

20 ANOS CHRISTOFLE

 

A arquiteta Cristina Santos Silva, inspirada na coleção Arborescence, de Oro-Ito, celebra estes 20 anos com “a arte de la table, mostrando o lado mais moderno da Christofle” aqui representado por “uma linguagem muito arquitetónica”, com a integração da consola, sobre a qual estão dispostos os castiçais com velas acesas, para homenagear a ocasião “de uma maneira festiva”.

 

INAUGURAÇÃO RESTAURANTE FORNO D'ORO

 

 

"Directamente do Nepal Tanka Sapkota e Rita Sita oferecem pizzas italianas em 60 segundos, confeccionadas num forno de ouro projectado por Cristina Santos Silva.

Os proprietários do já famoso Come Prima, “A Casa Amarela”, na Rua do Olival, queriam um forno de ouro num espaço preto, Cristina Santos Silva, como excelente profissional que é, propôs-lhes um forno de ouro num espaço completamente branco. O resultado não poderia ser melhor, um espaço acolhedor, bastante iluminado e com pormenores decorativos muito interessantes.

O forno dourado é revestido a pastilha de cima a baixo e permite cozer pizzas em 60 segundos, tudo o resto é branco com apontamentos dourados. As mesas com tampo lacado a branco têm uma orla e o pé dourado, em bronze, as cadeiras, os assentos em estofo e as paredes são em branco. A iluminação cai sobre as mesas com candeeiros metálicos brancos no exterior e dourado no interior. Uma vez que a pizza é considerada o sol do prato, as bases de prato foram concebidas com elementos decorativos alusivos ao sol.Um projecto simples mas muito bem pensado, cheio de pormenores que fazem toda a diferença.

 

ROSAS DO MEU JARDIM - EXPOSIÇÃO TOPÁZIO 140 ANOS NO MUDE

 

A exposição "Topázio - 140 anos de Prata" está patente no MUDE - Museu do Design e da Moda até ao dia 28 de março. A RTP visitou a exposição e falou com os autores Cristina Santos Silva, Marco Sousa Santos, Dino Gonçalves e Toni Grilo.

 

 

 

OBJECTO DE RUPTURA

 

 

Cristina Santos e Silva criou um copo de vinho do Porto para a Topázio, que se diferencia pela inovação das linhas.

 

"Foi com um grande entusiasmo que aceitei este desafio da Topázio para desenhar uma nova colecção.

O entusiasmo no entanto, logo se transformou em apreensão quando percebi que teria que desenvolver um copo de vinho do Porto!

Conciliar as opiniões dos enólogos e “experts”, submetendo-me ao seu “implacável” escrutínio, adivinhava-se uma árdua conquista…Coordenar uma nova estética baseada na minha formação de arquitecta e a vontade de provocar a tradição da Topázio também não seria fácil.

A ideia de combinar a arquitectura presente no meu dia-a-dia com a funcionalidade de um copo traduziu-se assim no desenho de um pé desconstruido que, parecendo desafiar as leis da física, nunca descurou a ergonomia do conjunto."

 

 

ALTIS GRAND HOTEL DISTINGUIDO COM O PRÉMIO BEST HOTEL RENOVATION/REFURBISHMENT 2014 EM PORTUGAL PELO INTERNACIONAL HOTEL AWARDS

 

 

Os International Hotel Awards são prémios de referência do sector há mais de 18 anos, prestigiando o trabalho de arquitectos e designers a nível mundial, tendo distinguido os melhores profissionais da indústria hoteleira na área da arquitectura e design e englobando vários nomes notáveis internacionais.

 

 

O Júri, presidido por Sir David Michells, cujo conhecimento da indústria é incontestável e após um rigoroso escrutínio, atribuiu à Artica Internacional, o conceituado prémio de Best Hotel Renovation/Refurbishment 2014, valorizando o trabalho desenvolvido pelas arquitectas Cristina Santos e Silva e Ana Menezes Cardoso e pela sua equipa na renovação do Altis Grand Hotel e contribuindo, certamente, para um crescimento do atelier junto do mercado internacional.

Os vencedores nacionais nas diferentes categorias, vão receber os prémios numa cerimónia em Londres no dia 26 de Janeiro, onde serão ainda revelados os vencedores nas categorias Mundiais.

 

 

Para Cristina Santos e Silva e Ana Menezes Cardoso “A atribuição deste prémio é um estímulo para continuar a desenvolver projectos inovadores e de grande qualidade que valorizam a oferta hoteleira em Portugal, e que contribuem para a divulgação de Portugal no mundo”.

 

 

 

 

COLECÇÃO TOPÁZIO 140 ANOS DE PRATA - ROSAS DO MEU JARDIM

 

 

Cristina Santos Silva, Didier Faustino, Dino Alves, Dino Gonçalves, Fernando Brízio, Joana Vasconcelos, Marco Sousa Santos, Nini Andrade Silva, Nuno Baltazar, Rodrigo Oliveira, Sam Baron, Teresa Lindahl e Toni Grilo aceitaram o desafio da Topázio e criaram uma peça inspirada no icónico Jarrão D. João V. O resultado é surpreendente e está patente na coleção “Topázio – 140 anos de Prata”.

Foi no Torreão Nascente do Terreiro do Paço que a Topázio apresentou a coleção "Topázio - 140 anos de Prata".

 

 

Cristina Santos e Silva apresentou "Rosas do meu Jardim": As rosas são uma paixão / Adoro as rosas do meu jardim. / Falo com elas, olho-as tempos sem fim. / Rego-as, sem molhar as folhas, corto-as sem as magoar, podo-as para serem fortes. / Não sinto a dor dos seus espinhos. / Adoro-as nas jarras. Sentir o seu perfume. Vê-las desfolhar. / Assim tornam-se imortais.

 

 

ALTIS AVENIDA HOTEL DISTINGUIDO COM O PRÉMIO BEST HOTEL INTERIOR EM PORTUGAL PELO INTERNACIONAL HOTEL AWARDS

 

A Artica Internacional, representada pelas arquitectas Cristina Santos e Silva & Ana Menezes Cardoso, foi distinguida com o prémio Best Hotel Interior for Portugal 2013, atribuído pelo Internacional Hotel Awards com o projecto de interiores do Altis Avenida Hotel.

 

Os International Hotel Awards são prémios de referência do sector há mais de 18 anos, prestigiando o trabalho de arquitectos e designers a nível mundial, tendo distinguido os melhores profissionais da indústria hoteleira na área da arquitectura e design e englobando vários nomes notáveis internacionais.

O Júri, composto por mais de vinte profissionais cujo conhecimento da indústria é incontestável, atribuiu à Artica internacional, o conceituado prémio de Best Hotel Interior, valorizando o trabalho desenvolvido pelas arquitectas Cristina Santos e Silva e Ana Menezes Cardoso e pela sua equipa e contribuindo, certamente, para um crescimento do atelier junto do mercado internacional.

 

A dupla de arquitectas, já com uma vasta experiência no mercado hoteleiro, alcança com este prémio o reconhecimento Internacional de um trabalho contínuo, desenvolvido ao longo dos anos, em inúmeros projectos na área da Hotelaria e Restauração.

Para Cristina Santos e Silva e Ana Menezes Cardoso “A atribuição deste prémio é um estímulo para continuar a desenvolver projectos inovadores e de grande qualidade que valorizam a oferta hoteleira em Portugal, e que contribuem para a divulgação de Portugal no mundo”.

Para Francisco Moser, Director Geral de operações do Grupo Altis Hotels “Esta distinção internacional, a par da recente certificação em gestão ambiental ISO 14001, vem reforçar o posicionamento do Altis Avenida Hotel no segmento da hotelaria de luxo de Lisboa”.

 

 

Idioma



português  /  english

 

 

 

Contactos



Atelier / studio: artica@mail.telepac.pt   /   21 387 13 58


Loja / store: articacss@mail.telepac.pt   /   21 387 22 31

Rua da Artilharia Um, 104-A, 1070-015 Lisboa

© 2018 by CristinaSantoseSilva.ArticaArquitectos

  • w-facebook
  • Pinterest Clean
  • Instagram Clean

 

Redes Sociais